Energia solar : 5 grandes razões para aproveitar

Simplificando, energia solar é a energia derivada do sol. Nosso sol é uma fonte abundante de energia; dá calor e luz. O sol foi reverenciado por várias culturas do passado e até por algumas culturas ainda presentes hoje. Os antigos egípcios até adoravam o sol como um deus.

Tudo dito e feito, não foi um respeito mal colocado; o sol certamente é uma fonte de energia abundante e ilimitada, pelo menos por várias gerações vindouras; os méritos de usar sua energia solar são numerosos.

energia solar

É grátis

Todas as manhãs a cada amanhecer, a energia solar liberada pelo sol vem filtrada através de nossa atmosfera proporcionando luz e ajudando a irradiar calor. Isso vem acontecendo há milhões de anos, mas só recentemente começamos a capitalizar essa fonte abundante de poder quase infinito.

No passado, os gregos e os egípcios eram conhecidos por aproveitar o poder do sol para aquecer o que quisessem, concentrando sua radiação.

Energia solar não é poluente

A energia do sol é limpa e livre de quaisquer poluentes; ao contrário de várias fontes de energia presentes hoje, como petróleo ou combustíveis orgânicos, que deixam resíduos e muitas vezes deixam gases nocivos quando utilizados para criar energia.

Extremamente confiável

O sol está queimando há cerca de quatro bilhões e meio de anos e provavelmente continuará queimando por mais quatro a cinco bilhões de anos. Isso é definitivamente mais do que nossas vidas e certamente mais do que várias gerações do futuro. Todas as manhãs ele aparece prontamente e desaparece à noite enquanto ilumina outra parte do globo.

O ditado “tão certo como o dia” não surgiu à toa; supondo que o sol esteja brilhando forte, dependendo de qual parte do globo você está, você pode aproveitar a energia do sol para armazená-la ou utilizá-la de uma maneira diferente.

Ilimitado

Não há restrição sobre a quantidade de energia que podemos usar do sol. Aparentemente, a quantidade de energia que vem do sol a cada poucos minutos, se aproveitada com sucesso, pode alimentar todos os Estados Unidos da América por um ano inteiro. Se pudéssemos aproveitar a imensa energia do sol, seríamos capazes de resolver todos os problemas de energia do mundo.

Por que?

Você já se perguntou por que ninguém pensou nisso antes? Por que, se há tanta energia por aí, simplesmente não conseguimos aproveitá-la com eficiência? Como é que tanta energia solar parece passar totalmente despercebida e acaba sendo desperdiçada?

Bem, uma das razões pelas quais essa maravilhosa reserva de energia geralmente é desperdiçada é o fato de que a luz solar que realmente recebemos é tão finamente dissipada pela Terra que pode contribuir substancialmente o suficiente se tentarmos aproveitá-la.

Para que possamos realmente aproveitar o poder do sol, temos que ser capazes de manipular, focar e armazenar a energia do sol. Embora isso possa parecer simples, é mais fácil falar do que fazer; Até agora só conseguimos desenvolver três meios de coleta de energia solar parcialmente bem-sucedidos.

O Método de Reflexão – Espelhos / Parábola

O método de reflexão é baseado na concentração dos raios do sol através de um único ou de um conjunto de espelhos em um ponto e, em seguida, utilizando a energia térmica concentrada que é produzida para nossa necessidade. Um espelho parabólico muito parecido com uma antena parabólica pode ser usado para capturar os raios do sol e focalizá-los em um único ponto.

O método de radiação

Este é o princípio por trás dos aquecedores solares de água. Tubos pintados de preto espremidos entre duas camadas de vidro, têm água dentro deles que é aquecida graças aos raios do sol.

Painéis solares

Uma invenção mais recente a ‘célula solar’ é composta por cristais de silício tratados, que ao serem atingidos pelos raios do sol expulsam elétrons de suas órbitas e assim criam um vazio que precisa ser preenchido por elétrons de outros cristais de silício, este cria um desequilíbrio de elétrons e, portanto, um fluxo de corrente que pode ser imediatamente utilizado ou armazenado em uma bateria recarregável.

O que está nos impedindo?

Apesar dos aparentes benefícios do uso de energia solar, é lamentável que existam muito poucas usinas de energia solar em todo o mundo. Infelizmente, com o nível de tecnologia atual, custo e confiabilidade são dois fatores principais que ainda são obstáculos no uso em massa da energia solar.

As limitações tecnológicas ditam que as células solares mais eficientes criadas hoje ainda não são capazes de gerar energia suficiente para serem comercialmente viáveis ​​sem ocupar grandes áreas de superfície. Além disso, depender exclusivamente de células solares ainda não é prático, pois se houvesse um dia nublado poderia reduzir a quantidade de eletricidade gerada e isso seria desastroso para as pessoas totalmente dependentes dessa energia.

Pelo lado positivo, a constante inovação e pesquisa sobre energia solar está resultando em células solares muito mais eficientes que são uma fração do tamanho das células existentes e produzem muito mais energia.