Purificadores de Ar – Uma lufada de ar fresco

Purificadores de ar são dispositivos empregados em residências e empresas em todo o mundo. Devido à quantidade de poeira etc dentro de casa, os purificadores de ar são usados ​​para limpar e “purificar” o ar dentro do prédio, circulando-o até que esteja livre de partículas desnecessárias.

purificador de ar

Um purificador de ar geralmente assume a forma de uma unidade de parede mecânica, mas pode ser colocado no chão e variar em tamanho, algumas formas de caixa atarracadas e algumas torres esbeltas. Os preços variam bastante, mas existem muitos sites dedicados à sua venda, bem como uma grande variedade de fabricantes. Eles usam uma variedade de métodos para remover contaminantes do ar. Alguns usam eletricidade para sugar partículas do ar, enquanto outros usam materiais absorventes. Todos os purificadores de ar devem ser limpos regularmente para mantê-los funcionando corretamente, pois a maioria dos fabricantes possui pelo menos 95% de filtragem de partículas de ar impuras conhecidas.

A referência do setor é chamada de padrão HEPA, um sistema que filtra 99,97% das partículas com tamanho de 0,3 micrômetros (Departamento de Energia). O filtro HEPA original foi usado no Projeto Manhattan para parar as partículas radioativas transportadas pelo ar. Certos purificadores usam luz UV que é fatal para alguns germes. Alguns fabricantes de purificadores entraram em polêmica sobre unidades que geram íons para reagir com os contaminantes do ar, já que algumas máquinas produzem o nocivo poluente Ozônio.

Partículas transportadas pelo ar, como poeira, pólen e esporos, se acumulam dentro das salas. Muitas pessoas usam purificadores de ar para reduzir a quantidade e densidade dessas partículas de matéria, a fim de proporcionar uma atmosfera mais segura e menos enjoativa. Este é muito o caso para quem sofre de asma e sofre de alergia, para quem essas partículas podem ser alérgenos perigosos ou perigos. Outros usos são para evitar ameaças mais diretas, como gases e até fumo passivo.